O que é Geração Distribuída e como funciona no Brasil
Já explicamos como funciona a Energia Solar Fotovoltaica. Agora vamos explicar para você o que é , como funciona a Geração Distribuída e quais as vantagens que ela pode trazer para você.
Já explicamos como funciona a Energia Solar Fotovoltaica. Agora vamos explicar para você o que é , como funciona a Geração Distribuída e quais as vantagens que ela pode trazer para você.
O que é a Geração Distribuída?
A Geração distribuída tem como essência tornar o consumidor de energia elétrica em prosumer, ou seja, além de consumidor, ele também é produtor. Normalmente, a energia é gerada numa grande usina central que faz a distribuição geral.
Fonte: FIEP
Já a Geração Distribuída (GD) tem vários pontos ligados à rede principal que além de consumir também geram energia. Esses pontos podem ser residências, estabelecimentos comerciais ou indústria que geram energia através de um método renovável, como a energia solar, por exemplo, e transferem seu excedente para a rede elétrica.
Fonte: FIEP
Como funciona no Brasil?
No Brasil, a geração distribuída foi regulamentada pela resolução 482 daANEEL em 2012 e é feita a partir do Artigo 14º do Decreto Lei nº 5.163/2004, e depois foi atualizada em 2015 com a resolução normativa 687 que ajudou a alavancar o setor a partir de 2016 em definitivo. A metodologia é de compensação, ou seja, tudo que você gera e não consome é enviado para a rede de distribuição e revertido para você em crédito na conta de energia. É aí que a Energia Solar Fotovoltaica tem grande aplicação. Com a geração de energia elétrica a partir da captação dos raios solares, toda a energia gerada será aproveita, parte por você mesmo e parte transferida para a rede elétrica para que outro consumidor na rede de distribuição aproveite, com os créditos acumulados você abate a parte da sua conta que você continuou consumindo da e de nos horários que seu sistema não estava gerando. Assim você poderá ter a edução de até 95% da sua conta de energia.
Vantagens da Geração Distribuída
- Descontos expressivos na conta de energia.
- Sustentabilidade: o aumento de uso de energia renovável e de fonte limpa diminui os impactos no meio-ambiente e promove o desenvolvimento social local.
- Qualidade: como os pontos de consumo e de geração são os mesmos, a perda de transmissão é mínima.
Receba no seu e-mail informações e conteúdos sobre investimento inteligente.